António Santos Silva, Maria do Rosário Veiga, Maria João Correia, João Lains do Amaral
Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal

Resumo

É reconhecido que as intervenções de conservação e restauro em edifícios e monumentos antigos devem respeitar os materiais originais, implicando por isso o conhecimento das características dos materiais originais e dos de reparação, bem como os seus desempenhos nas condições de uso.

O registo e preservação de informação sobre o desempenho de diferentes tipos de materiais de construção é útil em termos do valor histórico dos materiais, mas também para a inovação e desenvolvimento na área da preservação do patrimonio construído. Partindo dum largo arquivo de informação já existente e em constante desenvolvimento, mas disperso por várias entidades, sobre a caracterização física, química e mecânica de materiais, projetou-se o projeto DB-HERITAGE (Database of building materials with historical and heritage interest) como objetivo da construção de um repositório de materiais históricos. O repositorio inclui a compilação física de a mostras de referência e uma aplicação para registo sistematizado de dados relativos à história, propriedades e desempenho dos materiais. Pretende-se assim criar uma plataforma de investigação sobre o desempenho passado e futuro de materiais de construção históricos. A cal e as argamassas de cal são um dos materiais históricos incluídos, com grande quantidade de informação já recolhida.
Neste artigo apresentam-se alguns dos meios criados pelo projeto DB-HERITAGE ilustrando o seu potencial de partilha e divulgação de informação com alguns exemplos de dados relativos à composição, estado de conservação e desempenho de revestimentos com base em cal em monumentos de interesse histórico e patrimonial.